sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Jogos Olímpicos 2016 - comentários

Entre as candidatas aos jogos olímpicos previstos para 2016, destacam-se Tóquio, Madrid e Chicago.

Analisando a situação de cada uma das concorrentes acima mencionadas, facilmente se constata que possuem melhores condições que nosso Rio de Janeiro para sediar a olimpíada em comento.
São mais ricas e melhor administradas, possuindo, sem sombra de dúvida, mais capacidade em requisitos essenciais tais como transportes, segurança e turismo, o que realisticamente me leva a concluir que, dificilmente, possamos lograr êxito nessa disputa.
Todavia, os principais interessados na consecução desse evento no Rio de Janeiro, respectivamente, os Srs. Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, Sérgio Cabral, governador do Estado, Eduardo Paes, futuro prefeito e Orlando Silva, ministro dos esportes do governo Lula, parecem olvidar todas as mazelas desta cidade, lutando, com incomum tenacidade, para que a escolha do COI aqui recaia.
Alegando resultado positivo com a realização do PAN 2007, se mostram absolutamente confiantes na viabilização desse objetivo, mesmo sabendo que a maioria das promessas e compromissos assumidos na época dos jogos panamericanos, para a melhoria das condições gerais de nossa cidade, ficou na retórica.
A pergunta é: como esses senhores, diante de tantos problemas que afligem esta cidade e seus cidadãos (sujeira, insegurança, falta de transportes adequados a um evento do gênero, situação caótica da rede hospitalar etc...), conseguem ter a "cara de pau" de vender sonhos mirabolantes aos integrantes do COI ?
Que interesses especiais os tornam tão empenhados na tentativa de alcançar essa meta?
Amor pelo RIO? Não acredito! Pelos cariocas? Também não! Pela pátria? Muito menos!
Senhores, honrem seus cargos, seus nomes, e reconheçam que não reunimos condições para a execução de um acontecimento dessa envergadura, e deixem a disputa pelos jogos de 2016 para locais mais apetrechados, como os mencionados no início deste texto.
Se o objetivo dos senhores estivesse voltado, de fato, para a prosperidade do Rio de Janeiro, desnecessários seriam alvos específicos, como os eventos à espécie, bastando tão somente a vontade política, imediata, de empreender, de transformar, de recuperar uma cidade tão linda, tão acolhedora e tão degradada.
Podem ter certeza de uma coisa: o Rio de Janeiro está definitivamente esgotado de servir de plataforma para ambições pessoais, tendo V.Sas., no reconhecimento de mais um blefe representado por esta insensata candidatura, a oportunidade de agir com mais honestidade, ainda que tardiamente.

Nenhum comentário: